Foot Trodden

Ode ao Portugal vinhateiro

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Foot Trodden - Portugal and the wines that time forgot é um livro sobre a cultura do vinho em Portugal, um relato vivido e afetivo que entrelaça memória e modernidade para contar histórias sobre tesouros dos vinhos portugueses. 


O título remete-nos para a memória e a tradição do vinho português, mas Pisa a pé – Portugal e os vinhos que o tempo esqueceu vai para além dos factos históricos e culturais. No país vinhateiro que Ryan Opaz e Simon Woolf nos relatam, o que é velho é novo e as antigas práticas artesanais são trazidas para o presente, pelo empenho e visão de enólogos e produtores que entrelaçam legado e modernidade. 

“Se não percebeu o quão dinâmico e emocionante é o setor do vinho português nos dias de hoje, então este livro irá chocá-lo”, provoca Ryan Opaz, numa referência à pergunta que, de gasta, já não devia manter-se: Porque é que o mundo amante do vinho tem tão pouco apreço pelos vinhos portugueses? Aos tesouros da viticultura e do vinho nacionais, os autores, ambos de origem anglófona, procuram acrescentar o brilho merecido ou, como refere Simon Woolf, reparar “o paradoxo frustrante de verificar que Portugal está a viver uma época de ouro da vinificação artesanal, mas a maior parte do mundo apenas conhece o vinho verde barato e o Porto rubi”.

“O vinho português é incomparável em termos de qualidade e diversidade e Portugal deve orgulhar-se disso. Com Foot Trodden, espero que possamos criar algo que inspire mais pessoas a explorar e descobrir esses vinhos”, sintetiza Ryan. 


Coleção de histórias

Experientes comunicadores do vinho, artífices de palavras e imagens que envolvem, Ryan e Simon contam histórias em Foot Trodden, integram a experiência pessoal de descoberta dos vinhos portugueses no retrato do setor. Captam curiosidades e factos históricos, incluem pessoas anónimas e gigantes do vinho nacional e deixam uma atmosfera de celebração sobre os vinhos nacionais.   

Foot Trodden é “um mergulho narrativo e visual profundo na cultura do vinho português” e uma “coleção de histórias” que nos fala de vinhos de talhas, da pisa a pé ou da vindima manual, de vinhos do Douro “deliciosamente frescos e leves, tanto tintos como brancos”, de “joias esquecidas como as regiões de Colares ou Carcavelos” ou do crescente foco “na autenticidade e na viticultura orgânica ou biodinâmica”, sintetizam os autores. 


Edição de autor 

Foot Trodden - Portugal and the wines that time forgot é uma edição de autor, financiada por crowdfunding. A campanha foi um sucesso e atingiu o objetivo inicial de financiamento em apenas quatro horas. No total, angariou 50.765 euros e 518 subscritores. Publicado na Europa pela Morning Claret Productions (Simon J Woolf) e co-publicado nos EUA pela Interlink books, o livro é ilustrado com cerca de 50 fotos exclusivas, tiradas por Ryan Opaz durante os quatro anos que demorou a sua elaboração. Os autores estão agora a trabalhar na viabilização da tradução e edição do livro em português.

O livro pode ser adquirido online em foot-trodden.com, no theLAB Porto ou nas sessões de lançamento. Os autores esperam que, em breve, o livro esteja disponível em livrarias em todo o país. 

Lançamentos com presença dos autores
- Dia 6 de novembro, no Porto, no theLab Porto, rua do Bonjardim, 1206, a partir das 18h00.
- Dia 8 de novembro, em Lisboa, no hotel Tings Lisbon, rua da Senhora do Monte, 37-43, a partir das 18h00.