Livro 'O Vinho Sentido' chega às bancas

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Obra escrita a duas mãos, por Virgílio Loureiro e Manuel Malfeito Ferreira, propõe um novo método de prova, sem descrição de aromas ou atribuição de pontuações.

 

O nome completo da obra diz ao que vem: "O Vinho Sentido sem descrever aromas ou atribuir pontuações". Eis uma obra escrita pelos autores Virgílio Loureiro e Manuel Malfeito Ferreira, e que será apresentada no Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) no próximo dia 16 de outubro.

Segundo os autores, e depois de uma experiência de trinta anos de prova de vinhos e de cursos de provas, o método tradicional de prova "já não satisfaz". O livro que chega às bancas em breve propõe um método que se centra no reconhecimento das emoções que vinho desperta, sem descrição de aromas ou atribuição de notas.

Ambos os autores estão ligados à área do vinho, académica e profissionalmente. Virgílio Loureiro é licenciado em Engenharia Agronómica e doutorado em Microbiologia pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi docente e investigador do Instituto Superior de Agronomia e conta com 52 vindimas cuja orientação esteve a seu cargo.

Manuel Malfeito Ferreira doutorou-se em Engenharia Agro-Industrial sob a orientação de Virgílio Loureiro, tendo-se dedicado ao ensino e investigação em Microbiologia Alimentar. Estuda atualmente as preferências dos consumidores na área do vinho e da gastronomia.

O livro que chega agora às bancas tem um preço de 16,90€ e é editado pela Plátano Editora.