Riedel elege 3 copos para Alvarinho

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Maximilian Riedel, representante da 11.ª geração e CEO da Riedel, realizou uma prova de Alvarinhos de Portugal de três grandes produtores - Anselmo Mendes, Quinta de Soalheiro e Quinta do Regueiro - provando assim expressões distintas da fascinante casta Alvarinho, com o intuito de eleger os copos Riedel mais adequados. 


A prova, segundo as suas palavras, revelou-se fácil "devido à grande qualidade dos vinhos". No total, foram utilizados 18 copos Riedel. No final da prova, Maximilian elegeu 3 copos com base nos estilos diferentes desta casta. São eles: 

1.º - Riedel Veritas Viognier/Chardonnay: Não é nenhuma surpresa. É o mesmo copo que o seu pai - George Riedel - utilizou para os Alvarinhos de Espanha (Albariño). Um copo que funciona muito bem para vinhos que tiveram algum contacto com madeira (carvalho). Um copo que permite que os vinhos expressem a sua frescura e mineralidade. 

2.º - Riedel Veritas Champagne: é perfeito para desenvolver e exibir a complexidade do champagne. Este copo permite que uma grande variedade de aromas se revele. Ao contrário de uma flute, o design em forma de ovo permite que as complexas camadas de aromas cresçam e se intensifiquem, enquanto o amplo diâmetro potencia a sua libertação de uma forma que não é atingível num copo estreito.

3.º - Riedel Winewings Sauvignon Blanc: Um copo que oferece frescura e intensidade no nariz, um paladar harmonioso, com um excelente equilíbrio entre fruta e acidez. Final de boca mineral. 

São estes os copos Riedel oficialmente recomendados para a casta Alvarinho, uma das mais nobres castas brancas portuguesas, e rainha dos Vinhos Verdes. Três propostas diferentes, a escolher tendo em conta o estilo de Alvarinho favorito, mas todas com o selo de qualidade da marca Riedel.