
Eventos
Essência Festival este fim de semana no Porto
Concertos, dj’s, show cooking, workshops, vinhos, cervejas e espirituosos num evento de experiências que reúne mais de 100 marcas durante três nos Jardins do Palácio de Cristal.
Concertos, dj’s, show cooking, workshops, vinhos, cervejas e espirituosos num evento de experiências que reúne mais de 100 marcas durante três nos Jardins do Palácio de Cristal.
Sucede a José Carlos Santanita, que deixou o cargo por motivos profissionais.
Oficia no restaurante Six Senses Douro Valley, em Lamego.
Especialistas debateram “O conhecimento na agricultura do futuro” no ISA.
Tida por muitos como uma região que mistura o silêncio e a vibração, sempre ladeada por uma beleza natural assinalável, há neste generoso espaço geográfico muito para descobrir neste verão. Praias fluviais com boas infraestruturas, passeios pedestres e gastronomia identitária são já marcas d'água. Mas deixamos também aqui uma lista de seis locais a visitar menos conhecidos mas igualmente surpreendentes e a ter em conta para os planos deste verão.
Num registo diferente do habitual, Joachim Koerper assume os comandos do restaurante Alma Nómada, no Costa do Vizir Beach Village, em Porto Covo.
Entre os dias 15 e 21 de junho, o JNcQUOI Avenida apresenta mais uma semana temática, desta feita, em parceria com o restaurante Rogério do Redondo, um dos mais icónicos restaurantes tradicionais do Porto. Este convite insere-se num conceito que pretende dar visibilidade a restaurantes tradicionais, enaltecendo o melhor da gastronomia clássica portuguesa.
Há muito para descobrir em Lyon, grande parte com sotaque português. Propomos um pequeno roteiro com cinco locais onde comer e beber – mas, antes disso, visitamos a Antic Wine, do luso descendente Georges dos Santos, ‘caviste’ que guarda um tesouro digno de Ali Baba.
No Six Senses Douro Valley poderá escolher entre uma Villa de um quarto ou de dois, ambas com vista para a vinha ou nove quartos e suites Valley que poderão ser reservados individualmente ou em conjunto de maneira a totalizarem até nove quartos.
Uma nova geração de pequenos produtores, motivada como nunca a fazer vinhos de terroir, está a agitar as mais célebres garrafas de espumantes do mundo.
Os melhores momentos da primeira edição deste novo evento.
O Savoy Palace Funchal foi palco da edição 2021 do Essência do Vinho - Madeira.
O regresso da Festa do Espumante aos eventos presenciais.
Douro / Branco / Maçanita Vinhos
Amarelo evidente. Recato e sobriedade a orientar o aroma. Emerge a intervenção enológica, através de compostos oxidativos, miolo de pão e tostados subtis bem ligados com a fruta citrica, limão e toranja, ameixa branca e nuances minerais a lembrar silex e pedra lascada. Amplo e fresco.
Bairrada / Espumante / Manuel S. Campolargo
Amarelo, bolha fina contínua. Boa dimensão aromática, elegante, com notas florais, maçã, padaria, leves tostados. As notas de levedura e pêssego atravessam a prova de boca e conferem volume e estrutura, acompanhados pela acidez fresca e a cremosidade da mousse.
Alentejo / Branco / Tapada do Chaves
Limão intenso. Citrinos maduros e amêndoas tostadas e salgadas no nariz, tudo num perfil mais contido, mesmo mineral. A boca tem estrutura e nervo, com belíssima sapidez a conduzir a fruta para um final persistente e muito "savoury".
Regional Alentejano / Tinto / Fundação Eugénio de Almeida
Rubi intenso. Frutas negras e vermelhas maduras e especiarias picantes, notas terrosas e herbáceas. Álcool alto, tanicidade impactante mas de qualidade. A persistência é longa, com fruta vibrante, e especiarias. Esta firmeza do vinho é perfeita para a mesa.
Collio / Branco / Marco Felluga
Limão intenso. Nariz amplo, elegante, com frutas exóticas, tropicais e notas mais florais, de ervas de montanha e chão calcário molhado. Bela estrutura de boca, untuosa, mas com muito nervo e tensão. O final é excelente, o vinho cresce no retro-gosto e deixa uma carga de frescura no palato.
Douro / Tinto / Quinta dos Frades
Cor vermelha, frutado, frutos vermelhos maduros, ameixa, amora, notas florais ligeiras, esteva suave. A presença de madeira envolve estes aromas com o toque especiado. Seco, taninos presentes, um pouco irreverentes, especiado e frutado, madeira integrada, encorpado e final tenso e volumoso.
Tejo / Tinto / Encosta do Sobral (Santos & Seixo)
Vinho Verde / Espumante / Adega Coop. Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
Lisboa / Tinto / Multiwines